Técnicas de respiração (Pranayama)

Existem diversos tipos de respiração na Yoga, e essas técnicas são chamadas de Pranayamas. “Prana” quer dizer “sopro, energia vital”, e yama, “controle”. Ou seja, pranayama é o controle da respiração.
Controlar a respiração é importante, pois ela está diretamente ligada às nossas emoções. Quando temos medo e ansiedade, a nossa respiração fica mais curta, bloqueada. Quando nos acalmamos, ela fica longa, profunda e tranquila. Este tipo de respiração estimula a nossa energia criativa.
Estudos científicos já comprovaram os benefícios das técnicas de respiração da Yoga para o corpo e a mente. Elas acalmam o sistema nervoso, o que se traduz em uma diminuição do stress e da ansiedade, e no aumento da calma e da criatividade.
A melhor forma de se acalmar ou de se livrar de pensamentos negativos é realizando algumas respirações profundas. Além desse tipo de respiração, vou passar 3 variações de um mesmo Pranayama, chamado Nadi Sodhana.

Nadi Sodhana

Este é o Pranayama da respiração alternada. Basicamente, você vai inspirar ou expirar usando apenas uma narina. Por quê?
O lado direito do corpo é o lado da energia solar, o que vai ativar a energia. O lado esquerdo é o lado lunar, que vai acalmar a energia. Quando nós alternamos as narinas, permitimos que as energias solar e lunar se harmonizarem.

1ª versão

Na primeira versão de Nadi Sodhana, você vai tampar uma narina (em geral, começa-se tampando a narina direita) e inspirar e expirar por 3 vezes seguidas com a narina que ficou livre. Depois, vai alternar: respirará 3 vezes com a narina que tinha ficado tampada. Você fará este ciclo por 3 vezes. Sinta a diferença do antes e depois.
A posição da mão é muito importante. Você pode ver aqui como elas devem ficar.

2ª versão

Na segunda versão, você vai tampar a narina direita, inspirar com a narina esquerda, reter o ar, bloquear a narina esquerda, expirar com a narina direita, inspirar com a narina direita, reter o ar, tampar a narina direita e expirar com a narina esquerda. Pronto, você completou um ciclo.
Faça 7 ciclos e sinta a diferença.

3ª versão

Na terceira versão, você vai tampar a narina direita, inspirar pela narina esquerda contando até 3, tampar a narina esquerda, reter o ar contando até 3, liberar a narina direita e expirar o ar contando até 6, inspirar pela narina direita contando até 3, tampar a narina direita, reter o ar contando até 3, liberar a narina esquerda e expirar o ar contando até 6.
Faça 7 vezes este ciclo e sinta a diferença.
Yoga é teoria, mas a prática é o mais importante. Faça a sua prática e depois me conte o que você sentiu de diferente.

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