Três posturas básicas do Yoga

Olá! Hoje eu vou passar três posturas básicas da Yoga. As posturas em Yoga são chamadas Asanas. Estes Asanas que eu vou passar hoje são fáceis de fazer, e são bastante recomendados para iniciantes. Eu tenho certeza que, se você conseguir fazê-los todos os dias, sentirá grandes benefícios no corpo e na mente.

Se você é iniciante e ainda não tem um Tap Mat, aquele tapetinho da Yoga, recomendo comprar um. Também recomendo sentar e fazer algumas respirações profundas antes de iniciar a prática dos Asanas.

Postura do Gato (Marjariyasana)

Esta postura alonga a coluna, tonifica os rins e o útero e acalma a mente.

Comece na posição “mesa”: as mãos no chão na largura dos ombros, cotovelos e ombros alinhados com as mãos e os joelhos no chão diretamente sob os quadris. Quando inspirar, solte sua barriga em direção ao chão enquanto levanta os ísquios e o peito em direção ao teto. Você pode olhar para frente ou para o teto. Mantenha os ombros para baixo e para trás longe dos ouvidos.

Quando expirar, faça o movimento contrário: retraia a barriga e alongue a sua coluna em direção ao teto, levando a cabeça e queixo em direção ao peito. O olhar deve ser em direção ao peito e barriga, mas evite forçar o queixo para encontrar o peito.

Faça este ciclo inspiração-expiração 7 vezes. Caso queira ver um vídeo desta postura (ajuda, né? rs), clique aqui.

Postura do cachorro (Adho Mukha Shavasana)

É uma postura que alonga ombros, panturrilhas e mãos, fortalece braços e pernas, melhora a digestão e alivia dor nas costas, fadiga e stress.

A partir da postura de “mesa” citada anteriormente, mantenha as palmas das mãos no chão, flexione os dedos dos pés e levante o quadril, empurrando para cima e para trás. Solte a cabeça e flexione os joelhos, para poder elevar ainda mais os quadris. Quando você sentir mais conforto, comece a estender as pernas, empurrando os calcanhares para o chão. Se preferir, você pode ver neste vídeo aqui como fazer esta postura.

Faça 7 respirações nesta posição – se quiser, pode fazer com descanso entre elas.

Para voltar ou descansar, apoie os joelhos no chão e sente sobre os calcanhares, relaxando todo o corpo. Esta postura de relaxamento é chamada de Balasana, a postura da criança, e é a nossa terceira postura de hoje.

Postura da criança (Balasana)

Balasana
Balasana

Nesta postura, o corpo permanece virado para o chão, em posição fetal. Os joelhos e quadris dobrados, as canelas no chão e a cabeça alongada para frente. Os braços podem ficar alongados para frente ou para trás, junto dos pés.

É um Asana que alonga os quadris, coxas e tornozelos, acalma o cérebro e alivia dores nas costas e pescoço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s