Meditação Mindfulness (Atenção Plena)

Meditar é uma prática diária que eu executo há quatro anos. Claro que eu não comecei do nada. Na verdade, eu fiz um curso de Meditação Mindfulness, aliado ao meu curso de Yoga, e eu recomendo fortemente que vocês também façam, caso queiram se iniciar no mundo da Meditação.

Fazer um curso direcionado é muito melhor do que simplesmente sentar e tentar manter a mente vazia.

A Meditação Mindfulness foi criada por pesquisadores britânicos da Universidade de Oxford (Reino Unido) para tratar pacientes com diversos tipos de sintomas.

Eles praticavam a meditação budista, mas, como trabalhavam em um hospital laico, tiveram que separar a prática da meditação da prática da religião. Foi assim que surgiu o Mindfulness, que mantém, todavia, muitos pontos em comum com a meditação budista.

Para se iniciar no Mindfulness, você precisa dispensar de 15 a 20 minutos por dia para a prática. Toda prática tem uma “âncora”, isto é, algo em que você vai se ancorar caso a sua mente comece a divagar. Esta âncora pode ser o seu corpo ou a sua respiração.

Por exemplo, se a sua âncora for a respiração: você vai fixar a sua mente em um ponto da sua respiração. Caso a sua mente comece a divagar, você retorna ela para este mesmo ponto da respiração. É assim que buscamos estar presentes com o Mindfulness.

meditation2

No início, é muito difícil, e a mente divaga bastante. Com o tempo, porém, ela vai se habituando a estar presente. É importante ressaltar que os benefícios da meditação são colhidos a longo prazo. No começo, você não nota quase nada de diferença, e é por isso que meditar é tão difícil.

Estamos acostumados a ter tudo no curto prazo. Iniciar uma atividade de longo prazo é um real desafio para muitas pessoas nos dias de hoje.

Você pode, no entanto, dispensar alguns minutos para se focar na sua respiração quando estiver praticando Yoga. Já é um bom início. Caso queira se aprofundar na Meditação (o que eu altamente recomendo), procure um curso perto de você. 🙂

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